Por que não vale a pena usar script de parcelamento

Descubra porque usar script pode diminuir suas vendas e a performance da sua loja

Davi areias
Davi areias
Atualizado em Leia em 5 minutos
Homem editando código no meio da madrugada

Pra aumentar as vendas e mostrar parcelamento muita gente recorre a scripts distribuídos gratuitamente na internet, feito por programadores ou implantados por apps de terceiros.

Nesse post vou mostrar porque na maioria das vezes eles não valem a pena e o que fazer em vez disso pra aumentar suas vendas.

O que são scripts?

Script é como são comumente chamados pedaços de código que podem ser implementados na sua loja, com o intuito de customizar a aparência ou executar outra tarefa.

Eles podem ser escritos usando várias linguagens de programação, sendo a mais popular Javascript, por ser adotada por todos os navegadores mais populares, além de adicionar interatividade as páginas.

Javascript

Javascript tem uma curva de aprendizado grande, mas que é bem fácil de começar, se você quiser brincar no seu navegador aperte Ctrl + alt + J ou Cmd + alt + J. Esse comando vai abrir o console no seu navegador onde você pode começar escrevendo console.log("olá!") pra ver o navegador imprimir olá!

Liquid

No caso da Shopify é muito comum se usar a linguagem Liquid, pois ela facilita muito o trabalho de pegar variáveis da sua loja como por exemplo o preço do produto e é executada no servidor do Shopify em vez do navegador do cliente.

A Shopify deixa combinar as duas linguagens, o que facilita muito algumas tarefas.

Porém é necessário bom domínio das duas línguas além de conhecimento em programação, caso contrário não só sua loja demora a carregar, como é capaz de você deixar o computador do cliente lento, o que nos leva ao primeiro motivo do por que você não deve usar scripts.

Por que você não deve usar scripts

Talvez você agora esteja com dúvida sobre essa afirmação, afinal mostrar parcelamento não aumenta suas vendas? A resposta como pra quase tudo na vida é "depende".

Sim, mostrar parcelamento diminui o custo psicológico da compra e vai fazer com que seus clientes gastem mais, PORÉM se você pegou um script na internet, instalou um app qualquer, ou até mesmo pagou um programador, muito provavelmente eles cometeram um dos seguintes erros que vai impactar sua loja negativamente:

1.  Deixam sua loja mais lenta

Pra te dar uma ideia de quão importante é a velocidade de carregamento da sua página para suas vendas, a Amazon calculou que a cada 1 segundo de demora a mais pra carregar a página custava 1.6 BILHÕES de dólares.

Se você faz Dropshipping a velocidade de carregamento é ainda mais importante pra sua loja, porque comparado ao ecommerce tradicional você tem muito mais clientes que compram por impulso, e que não tem muita paciência pra finalizar a compra.

Acontece que a maioria dos programadores e apps estão muito mais interessados em entregar um resultado visualmente razoável do que tornar o código o mais eficiente o possível, o resultado é uma montanha de código desnecessário parecido com isso:

No caso dessa loja isso é só 10% do código desnecessário

Um exemplo muito comum de ineficiência, é usarem uma biblioteca chamada jQuery para que o script funcione. Ela por si só não é problemática, porém se sua loja é  moderna provavelmente não a possui e é preciso que se importe 300kb de código para que o script comece a rodar.

2. Deixam sua loja genérica

A maioria das lojas que utilizam esses scripts, usam o mesmo formato genérico com as mesmas cores,  e com a mesma mensagem "em até 12x de X sem juros".

Isso só tira credibilidade da sua loja ao fazer com que o cliente a associe a outro site que não é profissional ou que no pior dos casos aplica golpes.

3. Podem destruir seu tema

A maioria dos scripts é bem invasivo e afetam o bom funcionamento do seu tema, não só na parte do backend como no layout final que aparece pro cliente.

Os temas originais da Shopify são construídos para carregar da forma mais eficiente possível, sendo que para que eles sejam comercializados a Shopify requer um mínimo de 60 pontos na pontuação velocidade.

Um código mal feito não só pode alterar a aparência do seu site, mas também mudar a ordem de execução do código do seu tema, o que pode ocasionar falhas inclusive no rastreio do seu pixel do Facebook.

Como você não sabe o que o código contido neles executa, é difícil desinstalar caso algo dê errado, além de que alguns deles podem conter código obfuscado ou até mesmo malicioso.

4. Não funcionam nas páginas de coleção e produtos com variáveis

A maioria dos scripts que encontramos servem apenas como um bandeide para a página de produto e nem mesmo nessa página fazem o trabalho direito.

Isso porque para que se atualize a o preço na página conforme o cliente mude a variante é preciso um bom conhecimento de como a Shopify funciona, só conhecemos um app que faz isso direito.

O que fazer em vez disso pra mostrar parcelamento de forma segura

Mesmo com todos esses problemas que eventualmente podem ocorrer, ainda assim é de extrema importância que você mostre parcelamento na sua loja.

A grande maioria dos brasileiros só compra parcelado, e se você não mostra parcelamento fica em grande desvantagem além de perder dinheiro.

Existem duas alternativas para que você faça isso.

1. Contrate um programador que seja MUITO bom

A verdade é que mostrar o parcelamento só na página de produto sem suporte pra variáveis diferentes é relativamente fácil pra qualquer programador.

Porém pra implementar parcelamento no seu site sem deixar ele mais lento e que atualize em tempo real é algo BEM mais complicado, e eu senti isso pessoalmente na pele quando fiz minha loja no Brasil.

Contratei um programador pra implementar parcelamento no tema Turbo, e escolhi um que era bem requisitado no fórum da Shopify, no total paguei $250 dólares.

Acontece que o parcelamento que ele botou não atualizava e quando reclamei com ele, ele me disse que não era possível. Eu não sabia programar bem naquele tempo, mas mesmo assim fiquei com a pulga atrás da orelha, só depois de muito tempo implementado minhas próprias soluções junto com minha equipe que descobri que havia um jeito.

Então caso você decida contratar um programador seja bem seletivo, porque vai te custar muito mais caro pagar barato se seu site ficar mais lento e genérico.

2. Use o app Scala Parcelamento (melhor alternativa)

Sou meio suspeito pra falar porque participei na criação do app, mas há não ser que você já tenha um programador muito bom na sua equipe o Scala Parcelamento é disparado a melhor solução pra implementar parcelamento na sua loja por ser rápido e fácil de customizar.

E mesmo que você já tenha um programador provavelmente ele vai preferir instalar o app e focar em algo mais produtivo pra sua loja, descobri isso por acaso ao longo do tempo ao perceber que grande parte dos nossos clientes eram na verdade agências de marketing que prestavam serviço pra grandes lojas.

Uma pequena demonstração de um dos estilos de parcelamento do nosso app
Uma pequena demonstração de um dos estilos de parcelamento do nosso app

Você consegue um resumo das funções dele aqui, alguns destaques que ele inclui são:

  • Parcelamento em todas coleções, produtos, e carrinho
  • Código super otimizado que carrega direto do servidor da Shopify
  • Tabela com dezenas de estilos, boleto e pix
  • Juros customizável com parcela máxima e mínima
  • Suporte para todas as moedas disponíveis na Shopify

Ele atualmente é o app de parcelamento mais recente na Shopify e melhor avaliado.

Caso você tenha dúvida sobre o app pode tanto comentar aqui quanto mandar um email pra gente em [email protected] :)