Dropshipping

Vale a pena fazer Dropshipping em 2024?

Ainda dá tempo, ou nunca valeu a pena?

Davi areias
Davi areias
Atualizado em Leia em 4 minutos
Foto por Ludovic Migneault / Unsplash

Essa é uma das perguntas que mais recebo desde que comecei no eCommerce em 2016. Nunca ganhei dinheiro vendendo curso, então acredito que tenho uma opinião mais imparcial sobre o assunto.

O que é preciso ficar claro antes de você começar

Antes de você sair gastando dinheiro em curso ou testando anúncio preciso que você tenha alguns pontos claros em mente:

  1. 60% dos negócios fecham dentro de 5 anos, qualquer modelo de negócio é por natureza competitivo e dá lucro pra muito menos gente do que participa do jogo.
  2. Há não ser pra pouquíssimas pessoas, Dropshipping não é renda passiva (principalmente no Brasil).
  3. Dá pra ganhar muito dinheiro fazendo Dropshipping, mas é mais raro do que as pessoas gostam de acreditar.
  4. Dropshipping é cheio de instabilidades e dependente de fatores fora do seu controle.
  5. É necessário um investimento inicial em anúncios e muito provavelmente você vai ter prejuízo até fazer sua primeira venda.
  6. Vender curso de Dropshipping é muito menos trabalhoso e arriscado do que fazer Dropshipping.

Esse último ponto é extremamente importante, pra que você não caia na cilada de ficar gastando dinheiro em gente que vive de vender curso.

Não faça Dropshipping se você possui alguma dessas características

Sabendo dos 6 pontos que listei já fica claro que fazer Dropshipping não vale a pena pra quem:

  • Quer renda passiva
  • Não gosta de competir
  • Não tem um montante separado pra investir em anúncios
  • Precisa de estabilidade

É importante ressaltar que no Brasil fazer Dropshipping é algo ainda mais instável do que pra outros países em dólar.

Não só o real varia muito em relação aos preços dos produtos que você compra na China, anunciar produto no facebook no Brasil envolve um risco de ter sua conta banida maior (não é comum fazer contingência contra banimento de conta no exterior como é no Brasil).

Mesmo se você tiver uma loja com clientes recorrentes, é comum ter períodos de alta instabilidade e ver uma loja altamente lucrativa começar a dar prejuízo.

Perfil ideal pra quem quer fazer Dropshipping

Eu geralmente sou bem duro quando falo sobre Drop, porque não vejo as pessoas falando o suficiente sobre o lado ruim , se você chegou aqui sem se desanimar, aqui é o perfil ideal de quem eu acho que teria bom proveito fazendo Dropshipping:

  • Tem dinheiro e tempo sobrando pra arriscar (1500 no Brasil é talvez suficiente)
  • Gosta de aprender assuntos novos
  • Tem capacidade de pensar sozinho
  • Não tem necessidade de estar constantemente com outras pessoas

Quem tem as duas primeiras características geralmente é jovem, não que idade seja um limitador nesse campo, mas me parece que quem é mais velho não tá afim de testar coisas que em um primeiro momento parecem absurdas.

Se você aprende rápido, é fácil usar a experiência que teve pra desenvolver outro serviço ou trabalhar pra outra pessoa. (A fotinho de faturamento do Shopify é altamente convincente, mesmo que você não tenha tido lucro).

Quanto a não ter necessidade de trabalhar com outras pessoas, vejo muita gente que gosta estar constantemente se comunicando com os outros, e se você for trabalhar com uma loja online, a maior parte do seu tempo vai ser com uma tela de computador, então se eu fosse você buscaria aproveitar esse potencial em outra área, nem que seja vender curso.

Dropshipping tá saturado?

Essa é outra pergunta bem comum que eu acho engraçada. Pra ser honesto a barreira de entrada em dropshipping é bem baixa então ela até parece fazer sentido.

O que é saturado pra você?

Um concurso público pro INSS pra ganhar R$ 5,000 tem 1100 vagas pra cada candidato. Isso é saturado pra você?

Pois bem, acho que nem o facebook sabe quantas lojas de Dropshipping existem pra cada um dos 200 milhões de consumidores no Brasil, muito menos o Shopify que não divulga nem pelo menos uma estimativa no seu balanço

Agora imagina que alguém tivesse essa informação "Eu calculo que nesse momento existem 1,324,937 lojas de dropshipping no Brasil nesse momento" (a Shopify na verdade só tem 60 mil lojas no Brasil na última vez que vi).

Quantas dessas lojas você acha que realmente tem alguma condição de competir com você?

Você espera que alguém desça do céu e te diga "agora é a hora de ouro de fazer Dropshipping!" (se isso acontecer aí mesmo que vai saturar).

Se tem o perfil que falei, provavelmente nem tá preocupado com isso,

até porque sua competição vai ser a Magazine Luiza e não o Joãozinho que decidiu gastar 1500 reais no curso do menino Tommy, pra ver o que é essa nova onda do "Dropi".

Enfim, essa pergunta é extremamente ambígua e impossível de responder, sem saber o que você considera saturado e qual outra alternativa você tem.

Eu acho concurso público mais saturado, mesmo assim todo ano o número de candidatos aumenta.

Qual a melhor época pra começar?

Essa pergunta já me é mais interessante. Na minha experiência é muito mais difícil fazer Dropshipping do que antigamente, principalmente depois do update do iOS 14 da Apple que afetou drasticamente a performance do Facebook.

Dito isso, a longo prazo não acho que vá ficar mais difícil do que já está. Outro ponto é que quanto menos popular ficar Dropshipping, mais fácil fica vender, não porque tem menos gente pra competir no leilão.

Fica mais fácil de vender porque é menos cliente tendo uma má experiência quando compra online, e menos desconfiança do facebook contra site que pareça ser uma loja online.

No exterior pelo menos segundo Google Trends, dropshipping tem perdido popularidade, no Brasil acredito que em breve acontecerá o mesmo.

Se você decidir começar é importante não seguir a manada e decidir conforme suas condições individuais.

Dicas finais

Caso você decida fazer Dropshipping, nós temos um link aqui onde você pode usar a Shopify por 3 meses por apenas 1 dólar.

Se voce usar a Shopify é de suma importância que sua loja carregue rápido e que tenha aparência profissional.

Evite usar temas genéricos compartilhados na internet ou que não estão na loja da Shopify (não recomendo nenhum tema da Theme Forest).

Muito desses temas  já foram usados por lojas que aplicam golpes, e são entupidos de scripts que deixam sua loja mais lenta.

Caso você precise aprimorar sua loja, nós disponibilizamos alguns apps que nasceram de soluções que aplicamos nas nossa próprias lojas.

O mais popular é o Scala Parcelamento e soluciona um problema antigo de mostrar parcelamentos para produtos que tem variáveis com preços diferentes sem deixar sua pesada.

Mas também temos outros aplicativos gratuitos na loja de app Shopify para ajudar você a começar.

Se precisar de ajuda fique á vontade para deixar um comentário aqui :)