Tudo o que você precisa saber sobre Dropshipping

Compilamos as perguntas mais frequentes sobre Dropshipping em um só post

Davi areias
Davi areias
Atualizado em Leia em 6 minutos
homem preparando pacote com item a ser vendido

Trabalho com Dropshipping desde 2016, vendendo para países fora do Brasil e posso dizer que tenho um conhecimento valioso sobre esse assunto. Existem várias perguntas que me fazem mas que são tão simples que não merecem um post inteiro, resolvi listar elas aqui em tópicos pra te ajudar.

1. Dropshipping dá dinheiro?

Ainda sim porém já deu muito mais, hoje em dia o custo de anunciar está bem mais caro, tenho um post inteiro aqui que vai mais a fundo nesse assunto:
https://scalabilidade.com/posts/vale-a-pena-fazer-dropshipping-em-2022

É possível ganhar muito dinheiro com Dropshipping?

Sim, mas é bem mais raro e difícil do que os vendedores de curso dizem, o modelo tem vários desafios, e pela facilidade de se começar é bem competitivo e muito instável.

A longo termo quem começa com Dropshipping usa a experiência para lucrar em outros campos ou transforma a loja em uma marca.

Dropshipping é só uma forma barata de começar um negócio online e se você não é capaz de gerenciar um outro tipo de negócio com certeza não é com dropshipping que a chave vai virar.

Quanto ganha um iniciante no Dropshipping?

A maioria absoluta dos iniciantes não completa nem o primeiro passo que é abrir uma loja, então a média seria algo perto de 0 reais, ou um número negativo.

A tarefa de abrir a loja em si é bem simples, a razão de pouca gente completar esse primeiro passo com exceção de alguns casos é falta de foco, infelizmente tem a até gente que vive de vender lojas genéricas e não falta comprador.

Não recomendo em hipótese nenhuma comprar loja pronta, há não ser que você já ganhe bastante dinheiro fazendo outra coisa.

Quanto ganha em média quem faz Dropshipping?

É impossível dizer um número ou estimativa que seja confiável por alguns motivos:

  1. Quem tem loja de Dropshipping bem sucedida dificilmente admite que faz Dropshipping e no máximo diz que trabalha com ecommerce ou marketing digital.
  2. 99.9% de quem faz Dropshipping não divulga seus ganhos publicamente, há não ser quando quer vender curso (nesse caso a maioria ainda costuma esconder os gastos)
  3. É ainda mais raro as pessoas compartilharem que fracassaram com sua loja de Dropshipping

Mesmo se tivéssemos acesso a uma boa amostra de pessoas que fazem Dropshipping, tudo indica que teríamos uma pequena minoria ganhando ganhos extraordinários e uma multidão que não teria ganho mais do que 0 reais, trazendo a média para um número bem abaixo do seria necessário pra sobreviver.

Qual o lucro líquido do Dropshipping?

Na minha experiência difīcilmente passa de 7.5%~15% (em média), porém ouço muita gente no Brasil e no exterior falando que consegue lucrar mais de 25%.

Como não existe obrigação legal de divulgar publicamente seus gastos e lucros, só posso garantir a minha experiência. Acredito que seja possível esses números em alguns casos, mas levando em consideração que geralmente as pessoas não são muito honestas com seus fracassos.

Quem é o maior Dropshipper do Brasil/Mundo?

Provavelmente a Amazon no mundo e a Magazine Luiza no Brasil.

Se você estava esperando que eu mencionasse uma pessoa, saiba que nenhuma pessoa que realmente ganhe uma fortuna com dropshipping vai se apresentar como "Dropshipper". Dropshipping é só um modelo de logística para eCommerce utilizado por toda empresa grande de varejo e elas não tem nenhum interesse que o cliente saiba disso.

Se você compra um Macbook por exemplo, ele vem direto da fábrica na China, mas você nunca vai ver o Tim Cook dizendo que ele é "Dropshipper", porque a Apple ganha dinheiro produtos que as pessoas percebem como de "alto valor" e não com curso de Drop.

Vale a pena comprar curso?

Na minha opinião é totalmente desnecessário, você encontra material gratuito e de qualidade na internet, e dificilmente você vai encontrar alguém que venda curso que de fato viva de Dropshipping.

Por que o cliente vai comprar na minha loja em vez de ir direto no meu fornecedor?

A resposta simples é: porque ele tem memória curta.

A resposta complicada é por causa do viés de disponibilidade.

Além disso, se você estudar bem marketing, é fácil aumentar a percepção de valor que o cliente tem sobre um mesmo produto.

Vale a pena comprar loja pronta?

99% das vezes a resposta é NÃO. Se você está começando, não faz ideia do que separa uma loja boa de uma loja ruim, construir a loja é só o primeiro o passo, se nem isso você é capaz de fazer, recomendo você achar outra coisa pra fazer.

Só recomendo comprar loja caso você já seja bem sucedido em eCommerce, saiba exatamente quem é seu cliente, o que você quer vender e quais são os pontos que tornam uma loja bem sucedida.

2.  Como fazer Dropshipping?

Resumidamente com exemplos:

  1. Ache um lugar pra vender online (Shopify)
  2. Ache produtos que possam ser revendidos por um preço bem maior (Aliexpress)
  3. Leve pessoas que estejam muito interessadas nesses produtos para o seu lugar de venda (Anuncie no Facebook)
  4. Arranje um jeito de receber pagamentos (Mercado Pago)

Qual o melhor o lugar para construir sua loja?

A Shopify pela facilidade de uso e velocidade é de longe a melhor opção, porém algumas pessoas com experiência em programação, preferem usar Wordpress + Woocommerce, nós temo um post aqui comparando as duas opções:
Shopify vs Wordpress - Qual plataforma é a melhor opção para sua loja?

Existem ainda outras opções nacionais como Yampi e CartPanda que em um primeiro momento parecem ser mais baratas, mas que porém acabam te custando vendas por não serem tão boas quanto a Shopify.

Como acho fornecedor no Aliexpress?

Procure pelo produto que você acredita que vai vender, depois tente achar qualquer vendedor que tenha um número razoável de avaliações (mais de 1000, acima de 4.7 seria o ideal).

O Aliexpress tem um mecanismo de disputa caso o fornecedor não entregue os seus pedidos, então o risco de você perder seu dinheiro é menor.

Como o mando o pedido pro cliente?

Ao finalizar a compra, você deve ter o endereço de entrega do cliente, passe esse endereço para o seu fornecedor. Ele te deverá te entregar um código de rastreio que no final chegará na casa do seu cliente.

A Shopify ainda tem um app chamado Dsers que faz integração com o Aliexpress e automatiza esse processo, mas caso você tenha um agente se ele for profissional vai ter um sistema parecido.

Posso fazer drop pela Shopee, Ebay, Amazon?

A Shopee assim como a maioria das plataformas de "marketplace" não permitem Dropshipping, pode funcionar durante um tempo mas não é uma estratégia de médio muito menos longo prazo.

Como anunciar Drop pelo Facebook?

Esse é um tópico bem complexo que não vou poder explicar muito bem aqui, minhas dicas por agora são:
1. Ache um público apaixonado

2. Faça seu produto parecer ter alto valor agregado

3. Faça de tudo para que nem seu cliente nem o facebook suspeitem que sua loja faz Dropshipping

É proibido Dropshipping no Facebook?

Não! O que acontece é que o algorítmo do Facebook é feito para tornar a experiência do usuário a mais agradável o possível, infelizmente muita gente que faz Dropshipping publica anúncios de muita baixa qualidade e por muitas vezes chega até a aplicar golpes, por isso é de suma importância que sua loja tenha aparência profissional.

Só dá pra anunciar pelo Facebook?

Existem várias formas de anunciar sua loja, o Facebook é apenas a mais simples delas, por já ter um grande volume e qualidade de dados sobre quais clientes estão interessados no seu anúncio. Outras formas populares, mas que talvez requeiram mais expertisse são: Google Ads, Tiktok, e Youtube.


Ainda existem outras formas que são mais nichadas e que funcionam apenas para alguns nichos, como Taboola e Pinterest, e maneiras mais técnicas como SEO e produção de conteúdo.

Que aplicativos preciso instalar na minha loja?

  1. Dsers
  2. Scala Parcelamento

O primeiro automatiza o processamento de pedido no Aliexpress, o segundo mostra os preços parcelados na sua loja, sem deixar ela mais lenta.

Além desses dois aplicativos, recomendo você ser bem seletivo com o que você instala na sua loja, muitos apps deixam sua loja mais lenta e alguns até mineram sua informação.

É melhor loja nichada ou genérica?

Não existe loja genérica na minha opinião, todo mundo que vejo dizer que tem loja genérica, quase sempre faz uma loja voltada para pessoas que gostam de "preço baixo" e "ofertas imperdíveis", que provavelmente são o pior grupo (gastam pouco e ainda apurrinham o suporte da sua loja).

Quanto mais você conhecer seu público alvo, seja ele grande ou pequeno , mais fácil vai ser vender. De preferência escolha um público que tenha renda descartável e que seja fanático por um tipo de produto.